quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Dobro


O dobro ou guitarra de ressoador é uma guitarra metálica, munida de cones metálicos na sua caixa de ressonância.

Seu som único, metálico se assemelha muito ao de uma viola ou de uma craviola. Muito utilizado em bandas de Blues, Folk, Country e Acustic Rock, o dobro vem ganhando destaque no cenário nacional com a interpretação de grandes músicos como Edu Bologna (que tocou com Lobão em seu acústico MTV) e Humberto Gessinger (Engenheiros do Hawaii). Além de ser visto por muitos como um instrumento esteticamente belo, o Dobro é tambem reconhecido como o símbolo do rock acústico, pois agrega valores metálicos da guitarra e a pureza do som desplugado.

História

Nos anos 20, os intrumentos de maior destaque na música eram o piano, o banjo e alguns instrumentos de sopro como flauta e clarinete. Instrumentos como a guitarra, quando tocados em uma banda, não tinham destaque nenhum. Então, no final da década de 20, o Luthier John Dopyera, atendendo ao pedido de um violonista, projetou e produziu cujo som tivesse maior destaque que o violão clássico. Assim nascia o dobro (o nome vem de DOpyera eBROthers) que hoje em dia é produzido pela Gibson.

Características

O dobro tem um corpo de metal além de três cones com a função de amplificar o som. Suas cordas são de aço e as caracteristicas do braço, cabeça e escala são similares aos de um violão próprio para cordas de aço.

Nenhum comentário: