quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Guitarra Portuguesa


A Guitarra Portuguesa é um instrumento musical de origem incerta. Alguns pretendem que é um cruzamento do cistre renascentista e o alaúde árabe. Outros pretendem que é um cruzamento da bandurra espanhola com o cistre inglês, que era chamado de guitarra inglesa em Portugal.


Gonçalo Paredes e Flávio Rodrigues, entre outros, foram os compositores mais respeitados dentro do estilo tradicional. Posteriormente Artur Paredes surgiu com a sua interpretação pessoal do instrumento beneficiando a sua acústica de diversas formas. Trabalhando com a família de construtores Grácio, de Coimbra, Paredes trouxe o instrumento para a era moderna, onde ele se mantém hoje, como perfeitamente actual.

Carlos Paredes, filho de Artur Paredes, criou novas melodias e tornou a Guitarra Portuguesa num instrumento de concerto, tocando com músicos de jazz, tal como Charlie Haden, entre outros. Simultaneamente, em Coimbra, António Brojo e António Portugal desenvolveram tanto a Guitarra Portuguesa como o Fado de Coimbra, ultrapassando limitações anteriores, quer na composição quer na improvisação. Fez pela composição o que seu pai fez pelo instrumento propriamente dito. Será também de referir o papel fundamental de Pedro Caldeira Cabral na divulgação da Guitarra Portuguesa a vários níveis, nomeadamente na compilação e publicação de "A Guitarra Portuguesa", editado pela Ediclube, e nos arranjos e interpretação de repertório erudito para a Guitarra Portuguesa.

Nenhum comentário: